Itabuna envia ao Ministério da Saúde projeto de regionalização do Samu
A Prefeitura de Itabuna encaminhou para a Coordenação Nacional de Urgência do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Saúde, o projeto para a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que possibilitará aumento no número de equipes de prestação de socorro em casos mais graves e mais repasses de verba para o custeio no município mais populoso do sul da Bahia.
O secretário de Saúde, Renan Araújo, explica que isso vai melhorar os serviços disponíveis para os mais de 205 mil moradores de Itabuna. A expectativa é que a Central de Regulação Médica, que também vai atender outros 20 municípios pactuados, esteja em funcionamento a partir de outubro deste ano.
A unidade regional do Samu será instalada na rua Juarez Távora, na área da antiga sede da Administração dos Estádios de Itabuna (Adei), no bairro Banco Raso. Com a regionalização, o serviço passará a ter mais viaturas de suporte avançado (USA), que contam com médicos, enfermeiros e condutor; três ambulâncias de suporte básico (USB), cujas equipes são formadas por um técnico em enfermagem e condutor; e novas motos.
Com a ampliação de número de municípios cobertos, mais de 500 mil habitantes passarão a contar com o Samu 192, que terá bases e equipes completas em Buerarema, Camacan e Ubaitaba, além da sede em Itabuna.
Implantado em 2003 pelo governo federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vem ajudando a reduzir o número óbitos e internações nos hospitais. O atendimento pelo telefone 192 é disponibilizado 24 horas durante os sete dias da semana, principalmente casos de natureza traumática, clínica, cirúrgica e saúde mental da população.